terça-feira , 23 abril 2019
Home / Notícias / Educação / Governador e FNDE inauguram quadra coberta e anunciam fim do quarto turno em Águas Lindas de Goiás

Governador e FNDE inauguram quadra coberta e anunciam fim do quarto turno em Águas Lindas de Goiás

Governador participou do evento e entregou kits escolares, nesta sexta-feira (22)

O governador do Estado, Ronaldo Caiado e o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Carlos Alberto Decotelli, inauguraram a quadra coberta do Colégio Estadual Paulo Freire, em Águas Lindas de Goiás, nesta sexta-feira (22). O evento contou com a presença da secretária de Educação, Fátima Gavioli, prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango, entre outras autoridades locais. Além da inauguração da quadra, foram entregues 430 conjuntos aluno de carteiras escolares, além de kits esportivos para uso nas atividades das escolas.

Fátima Gavioli afirmou que o tratamento e a forma como o governo irá olhar para a região do Entorno do Distrito Federal será diferente. A secretária ressaltou ainda que a parceria com o Fundo irá possibilitar a retomada de obras nas escolas da cidade, o que vai resultar no fim do chamado quarto turno escolar no município. “Buscamos parcerias e o FNDE foi fundamental nisso. Neste ano retomamos obras importantes para ampliar a capacidade de salas de aula e, a partir de 2020, não haverá mais o quarto turno, conhecido como ‘turno da fome’, no Entorno. Trabalharemos para corrigir as distorções na Educação em Goiás”, anunciou.

O presidente do FNDE ressaltou que o órgão tem o objetivo de fazer uma gestão estratégica dos recursos e deixar de ser apenas um repassador de verbas. “Queremos inserir o conceito de gestão estratégica para que os recursos sejam aplicados de maneira eficaz. Estamos aqui, em nome do FNDE e Ministério da Educação para maior interatividade e responsabilidade técnica no setor”, explicou. Decotelli afirmou ainda que o Fundo prepara uma série de mutirões para atender os prefeitos com a função de auxiliá-los nos projetos de realização educacional e que o projeto se iniciará com os gestores de Goiás.

“Começou o momento de dar a volta por cima em Goiás”, destacou o governador Ronaldo Caiado, destacando o compromisso e responsabilidade do governo com a Educação no Estado. “Já conseguimos mais de R$ 20 milhões em economia somente cortando gastos desnecessários e colocando a casa em ordem. Vamos trabalhar para melhorar a qualidade de vida do povo goiano com responsabilidade para uma educação de qualidade em todo o Estado”, afirmou o governador, que aproveitou para reiterar o compromisso de atenção especial para a região do Entorno, “que deve ser tratado com vontade política e presença do Estado”, encerrou.

A obra

A obra da quadra do Colégio Estadual Paulo Freire foi realizada em parceria com o FNDE. O valor foi de R$ 225.774, para cobertura e piso, e irá beneficiar 1.466 alunos. A diretora da escola, Cláudia Maria Xavier dos Santos, afirmou que a obra é de extrema importância para a unidade, pois o espaço tinha somente pavimentação de concreto, dificultando a realização de aulas de educação física e atividades escolares. “Antes da reforma, algumas atividades eram feitas aqui ou no pátio, mas de maneira precária. Agora temos um espaço mais adequado para esportes, momentos culturais e eventos. É a realização de um sonho. Toda a comunidade escolar está eufórica”, destacou.

A aluna Samara Ferreira também comemorou a inauguração da nova quadra, já que agora há um espaço ideal para as aulas de educação física. “O piso era de concreto, não tinha cobertura, era muito difícil. Agora está bem melhor, tem lugar pra sentar, não tem que preocupar com sol ou chuva na aula de educação física”, disse.

Além da inauguração da quadra, na ocasião o governador também assinou ordem de serviço para a conclusão imediata da construção das unidades escolares Colégio Estadual Jardim América IV, Jardim Brasília, Mansões Odisseia, Mansões Vilage, Ouro Verde e Jardim Guaíra, localizadas em Águas Lindas.

Veja Também

Após sondar Luxemburgo, Goiás contrata Claudinei Oliveira. Torcida protesta nas redes

O Goiás anunciou nesta tarde que Claudinei Oliveira é o novo técnico da equipe para o restante da temporada. Nas redes sociais, a torcida não gostou da contratação e está protestando contra a diretoria. Nomes de maior expressão foram especulados, como Dorival Júnior e Vanderlei Luxemburgo. Claudinei treinou o Goiás em 2014 e foi demitido após perder a final do Goianão para o Atlético.

O post Após sondar Luxemburgo, Goiás contrata Claudinei Oliveira. Torcida protesta nas redes apareceu primeiro em Goiás 24 horas.