segunda-feira , 18 junho 2018
Home / Cultura / Circuito Cultura Gera Futuro é realizado em Goiânia

Circuito Cultura Gera Futuro é realizado em Goiânia

O evento conta com a presença da ministra interina da Cultura, Mariana Ribas

Produtores culturais, artistas, gestores públicos e outros interessados na área cultural em Goiás participam, nesta segunda-feira (11/06), do Circuito Cultura Gera Futuro, seminário promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), no auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), em Goiânia. Importante forma de aproximação desse público com o MinC, o seminário conta com o apoio do governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce). O superintendente Executivo de Cultura da Seduce, PX Silveira, representou o secretário de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Marcos das Neves.

A ideia é ampliar o diálogo entre o Ministério e quem faz cultura Brasil afora, com a realização de seminários em 27 cidades e, a partir da disseminação de informações, ampliar o acesso de todas as regiões às verbas federais da Cultura. Os recursos do MinC ainda estão muito concentrados na região sudoeste, que recebe quase 79% do que é disponibilizado para investimento em cultura no país.

O superintendente Executivo de Cultura, PX Silveira, participou da abertura do seminário. “É muito importante a presença da equipe do Ministério da Cultura aqui para que Goiás possa perceber o que há de programa, de incentivo a produtores e artistas da nossa terra”, afirmou. PX Silveira reforçou a importância social da produção cultural no país. “Cultura gera inclusão, desenvolvimento, futuro e, sobretudo, cultura gera cultura. Quanto mais a gente fala de cultura, mais temos de falar. Quanto mais se faz cultura, mais se tem o que fazer. Temos de divulgar a cultura, dar acesso a ela”, salientou.

Capacitação

Durante o Circuito Cultura Gera Futuro, o público conhece melhor a estrutura do Ministério da Cultura, suas ações e os incentivos oferecidos aos produtores. Em Goiânia, a ministra interina Mariana Ribas aproveitou o espaço da manhã para expor o orçamento do MinC, a evolução dos projetos contemplados e quanto é direcionado a cada ação – Lei Rouanet, Lei do Audiovisual, Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e outros mecanismos.

À tarde, a partir das 16h, o evento continua com uma parte mais técnica, com reforços à capacitação do público para a apresentação de projetos ao MinC, ampliando as chances de que sejam contemplados com os recursos. “Vamos nos aprofundar nos editais da Lei Rouanet, Lei do Audiovisual e outros projetos”, explicou.

Mariana Ribas também falou do quanto é importante a participação do setor privado. Empresas podem fazer uso da renúncia fiscal para oferecer apoio a projetos culturais locais. Já a sociedade, continuou, deve cobrar de seus parlamentares, em Brasília, a apresentação de projetos que destinem verbas para aplicação em cultura nos seus estados de origem.

Goiânia, 11 de junho de 2018.

Comunicação Setorial da Seduce

Veja Também

Jornal Opção: Eliton é mais renovação que Caiado e Daniel

Jornal Opção destaca que na sucessão estadual, José Eliton é a renovação diante de Ronaldo Caiado e Daniel Vilela e que, ao contrário dos dois principais adversários, o tucano não vem de estirpe oligárquica nem “herdou” influência política do pai famoso que ocupou todos os cargos eletivos no Estado.

O post Jornal Opção: Eliton é mais renovação que Caiado e Daniel apareceu primeiro em Goiás 24 horas.