domingo , 16 dezembro 2018
Home / Notícias / Educação / Dia D de Combate ao Aedes será nesta sexta-feira, 30/11

Dia D de Combate ao Aedes será nesta sexta-feira, 30/11

O Dia D de Combate ao Aedes Aegypti será realizado nesta sexta-feira, 30/11, em todo o país. A mobilização tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de eliminar criadouros do agente transmissor da dengue, chikungunya e zika. A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) desenvolve a ação em diversas escolas estaduais.

 

O combate ao mosquito é um tema aplicado nas unidades estaduais de Goiás ao longo de todo ano, por meio do programa Saúde na Escola. A partir dele, os alunos aprendem sobre os hábitos do Aedes e o risco que ele oferece à saúde. A partir disso, as crianças e adolescentes recebem instruções de como eliminar os criadouros, evitando a proliferação do mosquito. Também são incentivados a repassar o aprendizado os pais, amigos e familiares.

 

O Colégio Estadual de Aplicação Professor Manuel Caiado (da cidade de Goiás), e o Colégio Estadual Adolpho Batista (de Anápolis), por exemplo, desenvolveram ações que envolveram não só a comunidade escolar, como toda a comunidade da região. Nas duas unidades os alunos se envolveram com a limpeza dentro e fora da escola, contribuindo com a eliminação de criadouros do mosquito.

 

Atualmente 535 escolas estaduais são pactuadas ao Saúde na Escola, que é desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação. O programa existe desde 2007 e possui 12 temas, entre eles práticas corporais; prevenção ao uso do álcool e outras drogas; promoção e avaliação de saúde bucal; verificação e atualização da situação vacinal; promoção da alimentação saudável e combate à obesidade. De todos temas, o combate ao Aedes Aegypti é o único obrigatório, sendo aplicado de forma contínua nas escolas.

 

O objetivo geral do programa é promover a saúde dos estudantes e prevenir doenças. A adesão das escolas ocorre em ciclos e as vagas são limitadas. A expectativa é que, em 2019/20, mais unidades estaduais possam aderir ao Saúde na Escola. A ação na Seduce é desenvolvida pela Superintendência de Inclusão, por meio da equipe de Programas Transversais.

 

Goiânia, 29 de novembro de 2018

Comunicação Setorial da Seduce Goiás

Veja Também

Peleguismo patronal da Adial provoca a maior derrota na história dos incentivos fiscais

A Adial se acovardou e se enveredou pelo chamado peleguismo patronal na queda de braços com Ronaldo Caiado na questão dos incentivos fiscais.
Em vez de esclarecer e mostrar à sociedade a importância inquestionável e os benefícios efetivos da política de atração de indústrias para Goiás, a entidade se encolheu e perdeu a batalha da opinião pública.

O post Peleguismo patronal da Adial provoca a maior derrota na história dos incentivos fiscais apareceu primeiro em Goiás 24 horas.