sábado , 19 janeiro 2019
Home / Notícias / Goiás / Em análise técnica sobre situação fiscal do Estado, economista Julio Paschoal lista 11 fatos que desmentem fake news de terra arrasada de Caiado

Em análise técnica sobre situação fiscal do Estado, economista Julio Paschoal lista 11 fatos que desmentem fake news de terra arrasada de Caiado

O renomado economista Julio Paschoal, professor universitário e servidor efetivo do governo estadual, listou neste fim de semana 11 fatos que desmentem as fake news do governador Ronaldo Caiado (DEM) sobre a situação de terra arrasada nas contas públicas do Estado. Entre as mais importantes e que merece toda a atenção está a assertiva de que a relação entre dívida e receita, considerada positiva, levará a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) a negar a adesão de Goiás ao chamado Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

“A dívida consolidada não é de 101,19% e sim de 91,3% (da receita corrente líquida), com tendência a chegar a 77% em 2020”, diz Paschoal no item 9 de sua análise, publicada em sua página no Facebook. “Para entrar no RRF, o mínimo de comprometimento da relação dívida/receita líquida é de (no mínimo) 101% e o máximo de 200%. Os técnicos do Tesouro Nacional irão provar isso”, antecipa o economista.

Outro esclarecimento fiscal importantíssimo feito por Julio Paschoal é o de que “não existe uma única folha de dezembro e sim várias, de acordo com o número de órgãos e agências” – ou seja, uma para cada secretaria, autarquia, fundação e empresa do governo. “Em 20, o pagamento já foi realizado. Como fazer para pagar o restante mesmo não tendo sido aprovado o orçamento?”, pergunta o economista. “Empenhando 1/12 avos da receita estimada em folha e pagar. Esse mecanismo é permitido pela legislação”.

O resumo é o seguinte: quanto mais especialistas sérios como Julio Paschoal se manifestam tecnicamente, mas evidente fica a farsa de terra arrasada apresentada por Caiado para tentar destruir o legado de Marconi Perillo, como se, assim, ele pudesse começar Goiás do zero. “Elegeram vilões – servidores públicos, setor produtivo e órgãos fiscalizadores – e agora estamos pagando as contas dessa irresponsabilidade”, disse.

O post Em análise técnica sobre situação fiscal do Estado, economista Julio Paschoal lista 11 fatos que desmentem fake news de terra arrasada de Caiado apareceu primeiro em Goiás 24 horas.

Veja Também

Dá pra acreditar? Caiado diz em vídeo que secretária fez revolução na educação em poucos dias

No vídeo em que gravou para desejar "feliz ano letivo" para a rede de ensino, o governador Caiado teve a coragem de afirmar que em poucos dias, a secretária Fátima Gavioli "fez uma revolução na educação". Só pode ser brincadeira de péssimo gosto. Em menos de 20 dias, Caiado e ela fecharam escolas, centro culturais, reduziram carga horária de professores e ainda não pagaram o salário de dezembro. Isso é revolução???

O post Dá pra acreditar? Caiado diz em vídeo que secretária fez revolução na educação em poucos dias apareceu primeiro em Goiás 24 horas.