quarta-feira , 14 novembro 2018
Home / Notícias / Educação / Encontro em Goiânia discute desafios e propostas para o Ensino Médio

Encontro em Goiânia discute desafios e propostas para o Ensino Médio

Evento será realizado até a próxima sexta-feira, 9/11, e reúne especialistas de todas as partes do Brasil e da Argentina

Parceira no encontro, Seduce é destaque com experiências exitosas no Ensino Médio, primeiro lugar no Ideb 2017

“Ninguém mais acredita nesse nosso modelo falido de educação, mas a resistência às mudanças ainda é muito grande e atrapalha os avanços”. A fala do professor Valther Maestro, um dos convidados do primeiro dia do encontro “Ensino Médio – Experiências Exitosas e Inovações Pedagógicas”, encontrou plena ressonância entre os educadores que estão participando do evento, que acontece até a próxima sexta-feira, 9/11, no Centro Educacional Sesc Cidadania, no Jardim América, em Goiânia.

Diretor de Criação e Elaboração de Projetos da Maestro Assessoria Educacional, que coordena o Colégio Conexão e o projeto Conexões, Valther ressaltou que, dentro do atual modelo educacional, concebido em 1940, o maior desafio é formar pessoas capazes de ter senso crítico para analisar, avaliar e propor as mudanças necessárias em um mundo em constante transformação.

“O mundo de hoje exige um novo perfil de professor, que deixa de ser aquele que professa para ser o que dá suporte para que o aluno possa avançar em seus conhecimentos. A metodologia deve ser ativa, pois o cenário mudou: o aluno tem à sua disposição ilimitadas fontes de conteúdos e o professor deve ser aquele que dá suporte a tudo isso”.

Outro convidado da manhã foi o sociólogo uruguaio, naturalizado argentino, Victor Mario Mekler, representante do Ministério da Educação da Argentina. Professor da Universidade de Buenos Aires, ele afirmou que naquele país o principal problema no Ensino Médio são as altas taxas de evasão. “Se no Ensino Fundamental conseguimos universalizar o atendimento, quando chegamos no próximo nível (que na Argentina é chamado de secundarista), as taxas de abandono chegam a 50%”.

Projeto de Vida

Para reverter esse cenário, o professor disse que diversas medidas estão sendo adotadas, sendo que uma delas é o Projeto de Vida, disciplina que trabalha ações bem semelhantes a uma das eletivas que integram a grade curricular das escolas de Ensino Médio de tempo integral da rede pública estadual. Conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017, Goiás lidera o ranking nacional no Ensino Médio.

O encontro “Ensino Médio – Experiências Exitosas e Inovações Pedagógicas” foi organizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) em parceria com o Conselho Estadual de Educação (CEE) e tem como objetivo discutir, de forma propositiva, as práticas pedagógicas que contribuem para a melhoria da aprendizagem no Ensino Médio no dia a dia da escola.

Estão participando do evento professores e gestores educacionais da rede estadual de Goiânia e do interior do Estado, além de representantes dos Conselhos Estaduais de Educação do Ceará, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Pernambuco e das escolas do Sistema S (Sesc, Senai, Senac e Sesi).

A programação inclui debates, mesas redondas e relatos de experiências. Entre os convidados estão Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco (IU); Raph Gomes Alves, diretor de Currículos e Educação Integral do Ministério da Educação (MEC); e Rodrigo Peixoto, coordenador geral de Linguagens da Escola Sesc (Ensino Médio) do Rio de Janeiro.

Na abertura do encontro, o secretário de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Flávio Peixoto, foi representado pelo superintendente de Ensino Médio, João Batista Peres Júnior. Também estavam presentes o presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Marcos Elias Moreira; e a superintendente executiva de Cultura, Gyovana de Castro Carneiro, representando o governador José Eliton.

PROGRAMAÇÃO

 

  • Dia 07/11/2018 (quarta-feira)

13h30 as 17h – Mesas temáticas

13h30 as 14h30 – Palestra: Juventudes e Metodologias Ativas – Marcos Elias Moreira (Presidente do Conselho Estadual de Educação)

Coordenação da mesa: João Peres Junior

14h30m as 14h40m- Intervalo

14h40 as 15h10

Mesa 1- Ensino Médio: Políticas e Desigualdades Escolares e Sociais – Eduardo de Oliveira Silva (Conselheiro da Câmara de Educação Profissional Conselho Estadual de

Educação) / Eliana França Carneiro (Pesquisadora e gestora do campo educacional de Goiás)

Coordenação: Mary Anne Viera Silva

15h10 as 15h40

Mesa 2 – Bullying: Inclusão e Inovação – Márcia Carvalho (Diretora do Desenvolvimento Social do Sesc/Goiás) / Paola Regina Carlone (Coordenadora do Observatório de Educação: Violência, Inclusão e Direitos Humanos de Goiânia)

Coordenação: Mary Anne Viera Silva

15h40 as16h30

Palestra: Ensino médio e seus Dilemas – Ricardo Henriques (Superintendente Executivo do Instituto Unibanco)

Coordenação da mesa: Marcos Antônio Cunha Torres

16h30 as 17h – Debate Aberto

 

  • Dia 8/11/2018 (quinta-feira)

8h as 12h – Experiências Exitosas do Ensino Médio no Brasil

8h as 9h – Palestra: Programas de Apoio ao Ensino Médio do MEC/Brasil – Raph Gomes Alves (Diretor de Currículos e Educação Integral do MEC)

Coordenador: Maria do Carmo Ribeiro

9h as 9h30 – Ensino Médio e Diversidade: A Experiência do ESEM (SESC de Ensino Médio/RJ) – Rodrigo Peixoto (Coordenador Geral de Linguagens da Escola Sesc do Ensino Médio)

Coordenação: Danilo Cardoso Ferreira

9h30 as 10h –

Ensino Médio no Mato Grosso do Sul – Márcia Proescholt Wilheims (Gerente de Ensino Médio do Mato Grosso do Sul)

Coordenação: Danilo Cardoso Ferreira

10h as 10h30 – Ensino Médio e Áreas de Conhecimento SESI/SENAI – Adair Prateado (Diretor da Unidade Integrada SESI/SENAI Aparecida de Goiânia) / Ivone Maria Elias Moreyra (Diretora de Educação e Tecnologia do SESI/SENAI)

Coordenação: Danilo Cardoso Ferreira

10h30 as 11h – Bullying: Inclusão e Inovação – Lauriane de Lourenço Loures Costa (Professora da Seduce/Goiás) / José Estevão Jorge Arantes (Coordenador do Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Arte, Educação e Tecnologias Sustentáveis do Ipê Artes
Coordenação: Danilo Cardoso Ferreira

11h as 12h – Debate aberto

12h – Intervalo para o almoço

13h30 as 17h – Experiências Exitosas do Ensino Médio no Brasil

13h30 as 14h – Celular na Escola: Política, Usos e Desafios Pedagógicos – Lívia Neiva (Profissional e Pesquisadora do Campo de Comunicação e Educação)

Coordenação: Conceição de Maria Ferreira da Silva

14h as 14h30 – Ensino Médio e Novas Tecnologias (Núcleo Avançado em Educação – Oi futuro/RJ) – Fábio Meirelles (Coordenador de Educação do Instituto Oi Futuro/RJ)

Coordenação: Conceição de Maria Ferreira da Silva

14h30 as 15h – Trabalho de Conclusão do Ensino Médio: Iniciação Científica na Educação Básica – Fabiana Perpétua Ferreira Fernandes (Professora de Letras, Espanhol e Literaturas do CEPAE/UFG)

Coordenação: Conceição de Maria Ferreira da Silva

15h as 15h30 – Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte – Luz Marina de Alcântara (Diretora do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte e Coordenadora do Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Arte Educação e Tecnologias Sustentáveis – Ipê Artes)

Coordenação: Conceição de Maria Ferreira da Silva

15h30 as 16h – Educandário Humberto de Campos – Alessandra Marques Possebon (Diretora do Educandário Humberto de Campos em Alto Paraiso/GO)

Coordenação: Conceição de Maria Ferreira da Silva

16h as 17h – Apresentação Cultural – Marcelo Barra

17h as 18h – Apresentação de Relatos de Experiências

Coordenação: Fernanda Gomes da Silva Nakamura / Coordenação: Danilo Cardoso Ferreira

Eixo 1 – Sujeitos do Ensino Médio

Eixo 2 – Ensino Médio Noturno

Eixo 3 – Formação Integral e Integrada no Ensino Médio

Eixo 4 – Diversidade e Ensino Médio

Eixo 5: Interdisciplinaridade e Integração no Ensino Médio

Eixo 6: Ensino Médio e Inovação Tecnológica

 

  • Dia 09/11/2018 (sexta-feira)

8h as12 h – Mesas Dinâmicas

8h as 8h40 – Mesa 1 – Gestão do Ensino Médio – Idaliza de Souza Lima Brasil (Colégio Estadual Dom Fernando I) José Joaquim Gomes Neto (CEPI Pedro Gomes) / Weberson de Oliveira Morais (Colégio Estadual Irmã Gabriela)

Coordenação da mesa: Flávio Roberto de Castro

08h40m as 9h20m – Mesa 2 – O Trabalho Docente no Ensino Médio – Andreia Tavares da Silva (Tutora) / Valéria Hscher de O. Cândido (Tutora) / Elisangela Santana Queiroz (Coordenadora Pedagógica Sesi Campinas) / Frederico Elias Barbosa Silva (Professor CEPI Novo Horizonte)

Coordenação da mesa: Suelaynne Lima da Paz

9h20 as 10h

Mesa 3- Os Sujeitos do Ensino Médio – Elismara Souza Nunes (CEPI Castelo Branco) / Euriane Muriele Freitas D. Ferreira (olégio Estadual Murilo Braga) / Zedequias de Sozua p. Leitão (CEPI I.E.G.)

Coordenação da mesa: Eduardo de Oliveira Silva

10h as 11h30 – Debate Aberto

11h30 Intervalo para o almoço

13h30 as 16h30 – Oficinas Pedagógicas

  • Área do Conhecimento e Ensino Médio

Adair Prateado – SESI SENAI/GO

Valciano Lisboa – SESI SENAI/GO

Rodrigo Silva – SESI SENAI/GO

Pedro Fagundes – SESI SENAI/GO

    *Disciplina e Indisciplina do Ensino Médio: Uma Contribuição da Literatura – Cássia Núbia de Carvalho

    *Maker e STEAM como Metodologias Ativas no Ensino-Aprendizagem de Ciências – Lauriane de Lourenço Loures Costa (Seduce/GO)

    *Artes no Ensino Médio – Henrique Lima Assis (Seduce/GO)

    *Juventudes, Violências e Bullying – Flávio Roberto de Castro (CEE/GO)

     *EJA Profissionalizante (Ensino Médio)

Quissinia Freitas – SESI SENAI/GO

Jaime Vieira – SESI SENAI/GO

José Herberton – SESI SENAI/GO

Lucas Santiago – SESI SENAI/GO

 17h – Encerramento

Goiânia, 07 de novembro de 2018.

Comunicação Setorial da Seduce

Veja Também

45472825_1835832043159323_3463481401523830784_n.jpg

Finais do Goiano de Handebol 2018: confira os confrontos do fim de semana em Trindade

Com as 3 fases classificatórias já realizadas, as finais do Goiano de Handebol 2018 acontecem neste final de semana, dos dias 15 a 17, em Trindade. Os confrontos ocorrerão no Ginásio Amando Greco e Colégio Aphonsiano. Leia também! AERV Rio Verde e Força Atlética vencem 1ª etapa do Goiano de Handebol 2018 Confira todos os […]

O post Finais do Goiano de Handebol 2018: confira os confrontos do fim de semana em Trindade apareceu primeiro em Esporte Goiano.