quarta-feira , 14 novembro 2018
Home / Notícias / Educação / Encontro que discutiu desafios do Ensino Médio tem saldo positivo

Encontro que discutiu desafios do Ensino Médio tem saldo positivo

Para educadores, evento aponta novas possibilidades para avanços na melhoria da aprendizagem e serve como motivação

Especialistas em educação de várias partes do país e da Argentina estiveram em Goiânia durante três dias para participarem do encontro “Ensino Médio – Experiências Exitosas e Inovações Pedagógicas”. O evento foi realizado no auditório do Centro Educacional Sesc Cidadania, no Jardim América, e teve como público alvo professores e gestores educacionais da rede pública estadual.

Para Marcos Elias Moreira, presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), entidade que promoveu o evento em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), o saldo do encontro é altamente positivo. “Foi uma troca muito rica porque conseguimos estabelecer um diálogo muito coerente, apesar da diversidade de ideias. Pudemos ouvir experiências múltiplas e ideias concretas e reais que estão sendo colocadas em prática nas escolas de Ensino Médio das redes pública e privada”.

Marcos Elias também destacou que o encontro foi muito importante no sentido de orientar os educadores goianos sobre como equacionar os principais problemas enfrentados no dia a dia das escolas.

Depois de lembrar que a rede pública brasileira é responsável pela oferta de 80% das vagas do Ensino Médio, o presidente do CEE afirmou que o encontro não encerra as discussões sobre os desafios desse nível de ensino, mas foi fundamental para mostrar que é possível encontrar saídas e resolver algumas questões mais emergentes.

“Ouvimos as diferentes opiniões do Ensino Médio parcial e integral tanto dos setores público quanto privado; e assim pudemos conhecer melhor alternativas com características absolutamente inovadoras, como as escolas que estão substituindo as disciplinas por aulas que tem como foco as áreas de conhecimento e vimos também que as angústias são as mesmas em qualquer lugar”, ressaltou Marcos Elias.

Motivação

O diretor do Colégio Estadual Pré-Universitário, Pedro Soares de Oliveira, também considera que o encontro foi muito produtivo. “Tive a chance de conhecer muitas ideias que estão sendo colocadas em prática em outras instituições de ensino e que podem muito bem serem aplicadas na minha escola. O Ensino Médio exige mudanças para podermos avançar na aprendizagem dos alunos e garantir a eles uma formação de melhor qualidade”.

Olívia Bernadeth Rezende Souza, diretora do Colégio Estadual Aécio Oliveira de Andrade, tem opinião semelhante. Ela acredita que o encontro foi muito positivo pela troca de experiências e por trazer mais motivação. “Perceber que as angústias e frustrações de todos os educadores são praticamente as mesmas e que todos estamos em busca de respostas para melhorar o Ensino Médio é muito bom”.

Troca de experiências

O Encontro Ensino Médio – Experiências Exitosas e Inovações Pedagógicas trouxe a Goiânia entre os dias 7 e 9 de novembro importantes nomes do cenário educacional brasileiro e da América Latina, como o sociólogo Victor Mario Mekler J., que veio falar sobre os desafios e soluções no Ensino Médio da Argentina.

Também participaram Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco (IU); Raph Gomes Alves, diretor de Currículos e Educação Integral do Ministério da Educação (MEC); Rodrigo Peixoto, coordenador geral de Linguagens da Escola Sesc (Ensino Médio) do Rio de Janeiro; Valther Maestro, diretor de Criação e Elaboração de Projetos da Maestro Assessoria Educacional; Márcia Proescholt Wilheims, técnica pedagógica da Secretaria Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul; e Fábio Meirelles, coordenador de Educação do Instituto Oi Futuro, do Rio de Janeiro.

Goiânia, 09 de novembro de 2018.

Comunicação Setorial da Seduce

Veja Também

45472825_1835832043159323_3463481401523830784_n.jpg

Finais do Goiano de Handebol 2018: confira os confrontos do fim de semana em Trindade

Com as 3 fases classificatórias já realizadas, as finais do Goiano de Handebol 2018 acontecem neste final de semana, dos dias 15 a 17, em Trindade. Os confrontos ocorrerão no Ginásio Amando Greco e Colégio Aphonsiano. Leia também! AERV Rio Verde e Força Atlética vencem 1ª etapa do Goiano de Handebol 2018 Confira todos os […]

O post Finais do Goiano de Handebol 2018: confira os confrontos do fim de semana em Trindade apareceu primeiro em Esporte Goiano.