domingo , 24 março 2019
Home / Notícias / Educação / Gustav Ritter abre inscrições para cursos de música, dança e teatro

Gustav Ritter abre inscrições para cursos de música, dança e teatro

Interessados devem passar por testes de aptidão

O Instituto de Educação em Artes Gustav Ritter, unidade da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), está com inscrições abertas, até o dia 30 de janeiro, para os testes de aptidão nas áreas de Música, Dança e Teatro. São oferecidas cerca de mil vagas, divididas em mais de 40 opções de curso.

Os interessados nos cursos devem realizar a inscrição pessoalmente e em horário comercial na sede do Instituto, que fica na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, nº 237, em Campinas. É indispensável a apresentação de documentos pessoais, como identidade ou certidão de nascimento.

Para participar dos testes de aptidão, os candidatos não precisam saber técnicas de dança ou teatro, nem tocar instrumentos musicais ou mesmo ler partituras. O teste avalia a capacidade do aluno de percepção, memorização e a reprodução de sons isolados, frases melódicas e rítmicas.

Modalidades

O Núcleo de Música aceita inscrições a partir dos nove anos e oferece aulas dos seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, contrabaixo elétrico, guitarra, violão erudito, violão popular, canto erudito, canto popular, piano, teclado, bateria, flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, trombone, tuba, euphonium, flauta doce e espineta (cravo).

Os alunos inscritos também cursam aulas que formam e complementam seus estudos, tais como: Teoria e Percepção Musical, Canto Coral e História da Música. São oferecidas também vagas para os grupos de práticas de conjunto da escola, tais como: Orquestra, Banda Sinfônica, Big Band, Grupo de Violões, Grupo de Choro, Grupo de Flautas, dentre outros.

Já o Núcleo de Dança oferece aulas a partir dos cinco anos, nas modalidades de balé clássico, jazz, danças urbanas e dança flamenca. Nos testes de Dança, os candidatos passam por avaliação com fisioterapeutas para atestarem suas condições físicas. São analisadas musculatura, articulações, desvios posturais, habilidades físicas, motoras, percentual de massa corpórea e somatório. Também são avaliados a habilidade artístico-musical, cognitiva, força e projeção cênica dos candidatos.

O Núcleo de Teatro abre inscrições a partir dos seis anos e tem atividades para crianças, jovens e adultos. São promovidas oficinas de teatro físico, interpretação teatral, jogos teatrais, iniciação ao teatro infantil, formação do ator, percepção musical, expressão corporal, dinâmica de grupo, montagem e produção de espetáculos. As aulas serão ministradas no Instituto Gustav Ritter e algumas turmas de teatro têm aulas no Centro Cultural Martim Cererê.

Confira o cronograma de inscrições e testes:

  MÚSICA DANÇA TEATRO
Inscrições 7 a 30 de janeiro 7 a 30 de janeiro 7 a 30 de janeiro
Data dos testes 4 a 8 de fevereiro 4 a 8 de fevereiro 1º a 3 de fevereiro
Resultado dos testes 13 de fevereiro 14 de fevereiro 4 de fevereiro
Matrícula 13 a 19 de fevereiro 14 a 19 de fevereiro 6 a 8 de fevereiro
Início das aulas 18 de fevereiro 18 de fevereiro 18 de fevereiro

Serviço
Instituto Gustav Ritter abre vagas
Horários: 8h às 12h e 13h às 18h
Documentos: Identidade ou certidão de nascimento
Taxa de colaboração: R$ 15
Local: Instituto de Educação em Artes Gustav Ritter 
Av. Marechal Deodoro da Fonseca, nº 237 –  Campinas
Mais informações: 3201-4701

Veja Também

Iris não pagou data base dos professores municipais e quis dar aumento de 400% a outras categorias

Em desrespeito à categoria, Iris fez o não pagamento da data base dos professores municipais. O projeto foi aprovado em outubro passado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Agora, ele está parcelado. “O prefeito mandou atualização salarial para a Casa, de duas carreiras municipais de mais de 400%. E não foi cogitado aumento […]

O post Iris não pagou data base dos professores municipais e quis dar aumento de 400% a outras categorias apareceu primeiro em Goiás 24 horas.