quinta-feira , 21 março 2019
Home / Notícias / Goiás / Gustavo Mendanha defende investimentos e melhorias no transporte coletivo em debate sobre mobilidade

Gustavo Mendanha defende investimentos e melhorias no transporte coletivo em debate sobre mobilidade

Durante debate sobre Mobilidade e Desenvolvimento Urbano,  realizado nesta sexta-feira (15), o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, voltou a defender investimentos e melhorias no transporte coletivo do município e Região Metropolitana. “Sou um entusiasta do transporte público. Investir em transporte é investir na qualidade de vida e não há como discutir reajuste se não houver melhorias”, disse o gestor no evento realizado no  Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA).

 

“Faço questão de debater o tema e apresentar ideias para melhoria do transporte público da nossa região que deve ser visto de uma maneira mais complexa. É importante que os municípios se envolvam no debate, mas o protagonismo do Estado deve ser preponderante”, disse Gustavo que é idealizador da RMTC Aparecida e segundo presidente da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC).

 

O prefeito destacou que enquanto esteve presidente da CDTC se pautou pela transparência nos debates, já que, as reuniões passaram a ser abertas a sociedade e imprensa. “É importante a CDTC ter essa abertura com agentes que possam contribuir com a companhia na busca de melhoria do transporte coletivo”. De acordo com ele, o período foi importante para que fossem implantadas as linha interbairros em Aparecida.

 

“Investimento em transporte e mobilidade  foi uma pauta que trabalhamos e posso dizer que conseguimos avançar muito. Implantamos seis novas linhas, ou seja,  mais de 300 quilômetros, investimos em uma nova frota já que parte dos veículos foram trocados. Fizemos o compromisso de investir em abrigos de ônibus e já começaremos a cumprir. Iniciamos o processo de licitação e logo mais serão instalados 300 novos pontos modernos e sustentáveis na cidade, valorizando assim, as pessoas que utilizam o transporte coletivo”, explicou Gustavo.

 

O gestor também destacou que em nome da mobilidade urbana o município já entregou 70 quilômetros de ciclovia, infraestrutura com nova massa asfáltica, mas principalmente nos eixos estruturantes. Segundo ele, o próximo passo será o uso de bicicletas compartilhadas. “Vamos continuar os investimentos justamente para facilitar o deslocamento do transporte coletivo dentro do nosso município. Temos nos colocado à disposição são só para discutir, mas para fazer mudanças que possam melhorar o serviço oferecido aos passageiros. Aparecida tem investido, e principalmente, buscado alternativas para melhorar a cidade como um todo. Posso dizer que a mobilidade seja talvez o ponto crucial para o desenvolvimento do município”, declarou ao citar  a implantação dos eixos Leste-Oeste e as obras da trincheira da Avenida São Paulo, na Vila Brasília que irá beneficiar 50 mil motoristas que passam diariamente pelo local.

 

Gustavo também levou para o debate o uso de aplicativos como forma de facilitar a vida do usuário. Segundo ele, a tecnologia é uma forma do passageiro administrar melhor o tempo de espera pelo ônibus e é dever do gestor público contribuir para que as pessoas deixem de usar o transporte individual. “Com esse tipo de iniciativa conseguimos melhorar o trânsito e a mobilidade”, pontuou o prefeito.

 

Compromisso

 

Para ilustrar o compromisso da gestão aparecidense com o desenvolvimento da cidade, o prefeito fez uma retrospectiva e comparou Aparecida de Goiânia em 2006 e 2019. Para ele, é possível notar uma mudança de paradigma e principalmente de alternativas para as pessoas se deslocarem”. Gustavo alertou para a importância de um desvio na BR-153 e lembrou que o projeto havia sido liberado pelo Governo Federal, mas estagnou por falta de recursos. “A BR-153 merece muita nossa atenção e um desvio na via seria de suma importância para o desenvolvimento da Região Metropolitana”, ressaltou.

 

Gustavo não se absteve e comentou sobre a intenção do Estado de sair da CDTC e classificou como absurdo. “É impossível o governo não atuar e não ser o protagonista, podendo esta ideia acabar com o transporte público. O Estado pode cometer um grande equívoco. Os municípios devem se envolver. Sou a favor das prefeituras e Estado financiarem um modelo de qualidade. Enquanto prefeito de Aparecida de Goiânia vou participar da Companhia pensando sempre a cidade como um todo”, finalizou.

O post Gustavo Mendanha defende investimentos e melhorias no transporte coletivo em debate sobre mobilidade apareceu primeiro em Goiás 24 horas.

Veja Também

Goiatuba: coronel Quixabeira contesta informações sobre racha da base caiadista na cidade

Em resposta à matéria veiculado no Jornal Goiás 24 Horas, do dia 19/03/2019 “base de Caiado em Goiatuba está rachada após nomeação de coordenador de educação” e “Coronel Quixabeira é aliado do prefeito de Goiatuba que, no dia da carreata do Caiado fechou a rua principal para que o comboio caiadista não passasse por ela”, o
coronel enviou contestação ao G24H:

O post Goiatuba: coronel Quixabeira contesta informações sobre racha da base caiadista na cidade apareceu primeiro em Goiás 24 horas.