sábado , 19 janeiro 2019
Home / Cultura / Projeto Antigas Músicas Goianas chega a Goiás e Piracanjuba

Projeto Antigas Músicas Goianas chega a Goiás e Piracanjuba

Duo Martins-Botelho se apresenta gratuitamente nas duas cidades nos dias 9 e 14 de novembro

Iniciativa tem patrocínio da Lei Goyazes e  Fundo de Arte e Cultura

Após passagens por Goiânia, Jaraguá, Guapó e Corumbá, o projeto Antigas Músicas Goianas desembarca agora na cidade de Goiás e em Piracanjuba. Os recitais com o Duo Martins-Botelho ocorrem  nos dias 9 e 14/11, respectivamente, com entrada gratuita.

Na cidade de Goiás, o palco do evento é o Palácio Conde dos Arcos, unidade da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce),  nesta sexta-feira, dia 9,  a partir das 20 horas. Em Piracanjuba, o recital está marcado para a próxima quarta-feira, dia 14, na Faculdade de Piracanjuba (FAP), às 20h30.

Com o Duo Martins-Botelho à frente, o projeto Antigas Músicas Goianas  busca resgatar e divulgar o repertório composto entre a segunda metade do Século 19 e a primeira metade do Século 20 nas cidades históricas de Goiás, Pirenópolis, Corumbá, Jaraguá e Goiânia (nos primeiros anos da nova capital).

“Estas músicas estão quase completamente esquecidas, queremos torná-las mais acessíveis por meio de apresentações públicas”, afirma o trombonista Marcos Botelho.

O projeto foi contemplado pela Lei Goyazes e pelo Fundo de Arte e Cultura, mecanismos de fomento do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce). A Universidade Federal de Goiás (UFG) e seus departamentos correlacionados – EMAC, PROEC e Centro Cultural UFG – entram como apoiadores. O patrocínio é da Piracanjuba (Laticínios Bela Vista).

 

Dupla

O Duo Martins-Botelho foi criado em 2014  pelos professores Martha Martins e Marcos Botelho, ambos ligados à Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da Universidade Federal de Goiás. O objetivo da dupla é pesquisar e divulgar a música brasileira, sobretudo composições originais para a formação Piano-Trombone.

Natural de Goiânia, Martha Martins se graduou em Música (Piano) na UFG, onde foi aluna de Custódia Annunziata de Oliveira. É mestre em Musicologia pelo Conservatório Brasileiro de Música (RJ) e doutoranda em Musicologia na Universidade de Salamanca (Espanha). Além de professora e pesquisadora, desenvolve trabalhos como tecladista, arranjadora e produtora musical.

Marcos Botelho nasceu no Rio de Janeiro. Possui graduação e mestrado em Música (Trombone) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Educação Musical pela Federal da Bahia (UFBA). É professor-pesquisador de Trombone e Música de Câmara na UFG. Coordena eventos musicais no Estado, como a Mostra de Música Erudita e o Festival de Trombones.

 

SERVIÇO

Projeto Antigas Músicas Goianas com Duo Martins-Botelho

Cidade de Goiás

Data: Sexta-feira, 9/11, às 20h, no Palácio Conde dos Arcos

 

Piracanjuba

Data: Quarta-feira, 14/11, às 20h30, na Faculdade de Piracanjuba (FAP)

Entrada gratuita

Veja Também

Dá pra acreditar? Caiado diz em vídeo que secretária fez revolução na educação em poucos dias

No vídeo em que gravou para desejar "feliz ano letivo" para a rede de ensino, o governador Caiado teve a coragem de afirmar que em poucos dias, a secretária Fátima Gavioli "fez uma revolução na educação". Só pode ser brincadeira de péssimo gosto. Em menos de 20 dias, Caiado e ela fecharam escolas, centro culturais, reduziram carga horária de professores e ainda não pagaram o salário de dezembro. Isso é revolução???

O post Dá pra acreditar? Caiado diz em vídeo que secretária fez revolução na educação em poucos dias apareceu primeiro em Goiás 24 horas.